• Fórum

Podem ser utilizados dois tipos de fórum na área do curso: um que permite interação entre os usuários outro que não permite, por possuir uma característica unidirecional (as mensagens são enviadas somente pelo professor). Este último tem como objetivo transmitir notícias e avisos do curso/disciplina, sendo geralmente intitulado como Mural de Avisos ou Notícias.

Nos fóruns interativos, você poderá inserir tópicos de discussão (novos assuntos) ou responder às mensagens de tópicos já existentes, criados por outros participantes.

  • Acrescentando um novo tópico no Fórum

Para acrescentar um novo tópico de discussão acesse o fórum, na área do curso, e clique no botão Acrescentar um novo tópico de discussão. Na próxima página, preencha os campos existentes e, após, envie a sua mensagem clicando no botão Enviar mensagem ao fórum.

Respondendo a um tópico existente no Fórum

Para responder um tópico já existente, clique sobre o título do tópico.

Respondendo a uma mensagem de fórum

Após acessar um tópico de mensagem de fórum, verifique a mensagem que deseja responder e clique no link Responder. Será aberta uma nova janela para que você possa incluir a sua mensagem e enviá-la ao fórum.

  • Observações sobre os fóruns
  • A intenção de criar um novo tópico de discussão em um fórum é iniciar um novo assunto. Portante, só faça isso se este for seu objetivo. Procure respeitar a temática de um fórum, postando somente mensagens relativas ao mesmo. Caso seu assunto de interesse já exista em um fórum, simplesmente acesse o tópico do mesmo e clique em Responder. Nesse caso, você fará sua contribuição, respondendo a mensagem da pessoa que criou o tópico. Esse procedimento facilitará a interação do grupo e evitará que existam tópicos repetidos e discussões paralelas em um mesmo fórum. Reflita para ter o cuidado ao criar um tópico, fazendo isso somente quando houver necessidade, questionando-se a respeito da relevância das suas contribuições para o grande grupo.

  • Ao acessar cada fórum existente no ambiente do curso, você tem a possibilidade de controlar o envio das mensagens postadas no respectivo fórum para o seu e-mail pessoal cadastrado no CeSeM Digital. Dessa forma, você pode determinar a maneira que achar mais acessível. Para isso, ao acessar um dos fóruns do curso, clique sobre o ícone de e-mail, que indica a ação de assinar o recebimento de notificações do fórum. Se essa função estiver ativada e você deseja receber novamente as mensagens deste fórum no seu e-mail, neste mesmo local, clique sobre o ícone e-mail para cancelar.