Manual do Aluno - CeSeM Digital

Site: Ambiente Virtual de Aprendizagem - CeSeM
Curso: Ambiente Virtual de Aprendizagem - CeSeM
Livro: Manual do Aluno - CeSeM Digital
Impresso por:
Data: quinta-feira, 18 abr. 2024, 19:33

Guia de Acesso



  • Minha Página Inicial

Após logar-se no CeSeM Digital, é apresentada, bem no centro da tela, a relação das disciplinas as quais você está vinculado e, no canto superior direito, um botão denominado Personalizar esta página.

Obs.: O Administrador do CeSeM Digital pode alterar esta navegação, redirecionando-o após o seu login para a página principal do curso, ou para o Painel.

  • Editando a Página Inicial

Ao clicar neste botão, você pode manipular (incluir, remover e movimentar) os blocos laterais de sua página inicial.



  • Modificando o Perfil

Você deve acessar seu perfil, clicando no Item Perfil, localizado no menu superior clicando sobre a sua foto à direita da tela.

Acessando o seu perfil no CeSeM Digital, você pode atualizar sua informações pessoais, conforme indicado a seguir. Após realizar as configurações desejadas, clique no botão Atualizar perfil no final da página.

  • Acrescentando foto ao Perfil

Abaixo do campo de descrição, você pode acrescentar uma foto ao seu perfil. Para isso, arraste uma imagem para o local indicado, ou clique sobre este para localizar os arquivos no seu computador.

Antes de acrescentar uma imagem, atenda algumas observações para atualizar corretamente o seu perfil:

  • Os formatos de foto aceitos pelo CeSeM Digital são: .gif .jpe .jpeg .jpg .png .svg .svgz;
  • O tamanho máximo do arquivo que deseja acrescentar como imagem é de 200Mb.

Finalizado este procedimento, clique no botão Atualizar perfil.

  • Visualizando seu Perfil

Na opção Preferências, além de visualizar e/ou alterar seus dados através do item Modificar perfil, você também pode acessar algumas informações suas como: Mudar a senha, Chaves de segurança, Mensagens e Blog.

  • Mudar a senha

No item Mudar a senha, é possível alterar a sua senha de acesso ao FaSeM Digital a qualquer momento. Após ter escolhido uma nova senha e preenchido todos os itens obrigatórios (!), clique em Salvar mudanças e automaticamente sua senha estará alterada.

Observações:

  • Alguns ambientes possuem política de senhas, como exemplo, um número de caracteres mínimos, números etc pata a formação da nova senha.
  • Alguns ambientes integrados possuem a troca de senha do moodle bloqueada, caso em que a troca da senha deve ser solicitada ao suporte de TI.
  • Chaves de segurança

No item Chaves de segurança, para garantir a segurança e privacidade, os feeds RSS podem conter um símbolo especial que identifica se o usuário está vinculado ou não à área do CeSeM Digital. Isso evita que outros usuários acessem áreas nas quais não estão cadastrados. Este token é criado automaticamente na primeira vez que acessar uma área moodle, que produz um feed RSS automaticamente. Se você sentir que seu tokenfeed RSS foi comprometido de alguma maneira, pode solicitar uma nova chave clicando no link Reconfigurar.




  • Configurações de Mensagens

Nos itens Preferências de mensagens e notificação, é possível realizar várias configurações no que se refere ao recebimento de mensagens e notificações feitas através do CeSeM Digital. Basta marcar as opções desejadas.

Você pode enviar e receber mensagens instantâneas entre os participantes através da área do curso, tanto para os usuários que estão online ou offline.

Veja na sequência como enviar mensagens instantâneas no CeSeM Digital e respondê-las.

  • Enviando mensagem para um usuário que está online

Para enviar uma mensagem você deve acessar o bloco Participantes, na área do curso ou disciplina, localizar o nome do usuário na lista e clicar sobre o mesmo, a fim de acessar o Perfil deste usuário. Feito isso, clique no botão Mensagem. Logo, será apresentada uma janela com o campo disponível para que você escreva a mensagem. Para enviá-la, clique no botão Enviar, localizado no canto inferior direito. O usuário irá visualizar a mensagem assim que acessar o ambiente e também receberá sua mensagem através do e-mail cadastrado no CeSeM Digital.

  • Recebendo uma mensagem

Quando você receber uma mensagem através do recurso interno de mensagens do CeSeM Digital, após acessar o ambiente, você irá visualizar um ícone de alerta da mensagem que você recebeu (conforme figura abaixo). Neste quadro você poderá clicar na mensagem e visualizar as demais mensagens trocadas com aquele usuário ou ainda escreve uma Nova Mensagem para algum contato seu.




  • Navegação
A barra de navegação do CeSeM Digital, exibe o histórico de navegação do usuário dentro do ambiente do curso. Para retornar a uma página anterior, utilize esta barra de navegação do ambiente, evitando utilizar o botão Voltar (Back) do seu navegador de internet, evitando ocasionar erros ao tentar retornar à página anterior.


  • Fórum

Podem ser utilizados dois tipos de fórum na área do curso: um que permite interação entre os usuários outro que não permite, por possuir uma característica unidirecional (as mensagens são enviadas somente pelo professor). Este último tem como objetivo transmitir notícias e avisos do curso/disciplina, sendo geralmente intitulado como Mural de Avisos ou Notícias.

Nos fóruns interativos, você poderá inserir tópicos de discussão (novos assuntos) ou responder às mensagens de tópicos já existentes, criados por outros participantes.

  • Acrescentando um novo tópico no Fórum

Para acrescentar um novo tópico de discussão acesse o fórum, na área do curso, e clique no botão Acrescentar um novo tópico de discussão. Na próxima página, preencha os campos existentes e, após, envie a sua mensagem clicando no botão Enviar mensagem ao fórum.

Respondendo a um tópico existente no Fórum

Para responder um tópico já existente, clique sobre o título do tópico.

Respondendo a uma mensagem de fórum

Após acessar um tópico de mensagem de fórum, verifique a mensagem que deseja responder e clique no link Responder. Será aberta uma nova janela para que você possa incluir a sua mensagem e enviá-la ao fórum.

  • Observações sobre os fóruns
  • A intenção de criar um novo tópico de discussão em um fórum é iniciar um novo assunto. Portante, só faça isso se este for seu objetivo. Procure respeitar a temática de um fórum, postando somente mensagens relativas ao mesmo. Caso seu assunto de interesse já exista em um fórum, simplesmente acesse o tópico do mesmo e clique em Responder. Nesse caso, você fará sua contribuição, respondendo a mensagem da pessoa que criou o tópico. Esse procedimento facilitará a interação do grupo e evitará que existam tópicos repetidos e discussões paralelas em um mesmo fórum. Reflita para ter o cuidado ao criar um tópico, fazendo isso somente quando houver necessidade, questionando-se a respeito da relevância das suas contribuições para o grande grupo.

  • Ao acessar cada fórum existente no ambiente do curso, você tem a possibilidade de controlar o envio das mensagens postadas no respectivo fórum para o seu e-mail pessoal cadastrado no CeSeM Digital. Dessa forma, você pode determinar a maneira que achar mais acessível. Para isso, ao acessar um dos fóruns do curso, clique sobre o ícone de e-mail, que indica a ação de assinar o recebimento de notificações do fórum. Se essa função estiver ativada e você deseja receber novamente as mensagens deste fórum no seu e-mail, neste mesmo local, clique sobre o ícone e-mail para cancelar.




  • Chat

Acessando o link para o chat disponível no ambiente do curso, você visualiza a página de acesso do mesmo (figura abaixo). Para acessar a sala do chat, clique sobre o link Clique aqui para entrar no chat agora.

Caso você queira ler a sessão de chat realizada anteriormente, clique sobre o link Ver sessões encerradas, localizado na parte superior direita da página, e acesse a sessão do chat que deseja ler.

  • Algumas regras para o uso adequado do chat
  1. Procure utilizar frases curtas para facilitar a leitura de seus colegas, mas se isso não for possível, opte por dividir a frase em vários segmentos, indicando a continuidade das mesmas com reticências (...).
  2. Letras maiúsculas são utilizadas para chamar a atenção e estão associadas a gritos. Evite portanto, utilizá-las.
  3. Não caia na tentação de dar boas vindas a todos os usuários que entram na sala de chat, para que a conversa não se resuma a saudações e para não interromper a discussão corrente.
  4. Respeite o assunto que está sendo discutido, atendo-se a ele.
  5. Ao entrar na sala de chat, inicialmente observe durante algum tempo a conversa antes de iniciar sua participação.
  6. É necessário colocar seu nome no final da mensagem, pois ela é automaticamente identificada no momento do acesso à sala de chat.
  7. Depois de encerrado o chat, as conversas ficam registradas no ambiente do curso, na parte superior da tela de acesso ao chat.



Multimídia

Para assistir aos vídeos das aulas clique nos links indicados no ambiente do curso. Estes serão disponibilizados no formato .MP4 em resolução de 1.280x720px. Para assistir aos vídeos sem interrupções, é recomendável possuir conexão a Internet com banda larga, a uma velocidade a partir de 1 Mbps.

É aconselhável que seja feito o download do pacote de codecs k-lite para melhor funcionamento da visualização dos vídeos.

Os arquivos de áudio estarão disponíveis para download, em um arquivo compactado, no formato .MP3.

Alguns recursos multimídia podem ser solicitados no sumário do curso em questão. Esteja atento para os requisitos do curso antes de realizá-lo.


  • Entrega de trabalho

Para enviar seu arquivo, acesse o link da tarefa na área de trabalho do curso. Na próxima página clique no botão Adicionar arquivo, na próxima tela é possível buscar o arquivo já salvo no computador. Feito isso, clique no botão Salvar mudanças para assim submetê-lo na sala de entrega.

Obs.: Caso já tenha enviado um arquivo na sala de entrega e você desejar submeter outro, clique no botão Editar o documento enviado, nesse momento você poderá alterar o arquivo já enviado, ou enviar mais arquivos, caso seja permitido.

  • Conferindo o envio de arquivo

Para certificar-se de que seu arquivo foi devidamente submetido em uma sala de entrega, seja de envio de arquivo único ou de dois ou mais arquivos, acesse novamente o link da tarefa na área de trabalho da disciplina. Após, você visualiza o link do arquivo enviado.

Neste tipo de atividade é possível também que o professor tenha solicitado um texto online, e para tanto será necessário utilizar o editor de textos do próprio ambiente moodle.

  • Editando o texto online

Você poderá formatar o texto conforme sua preferência, inserindo imagens, modificando a cor, o tamanho e o tipo de fonte do seu texto, entre outras alterações.

Após terminar a edição do seu texto, clique no botão Salvar mudanças e automaticamente ele será salvo.




  • Base de dados

Este tipo de atividade pode ser utilizada como uma biblioteca de arquivos/trabalhos.

Conforme apresenta o exemplo abaixo, você visualizará 4 abas/réguas, as quais possuem as seguintes funcionalidades:

  • Ver lista: visualizar a lista completa de referências submetidas no banco de dados;
  • Ver item único: visualizar uma referência do banco de dados por vez;
  • Busca: buscar referências disponíveis no banco de dados;
  • Acrescentar item: inserir referências no banco de dados.
  • Acrescentando itens

Ao clicar sobre a aba Acrescentar item, será apresentada uma página para você acrescentar um novo dado na base de dados. São solicitados alguns itens que devem ser preenchidos.

Conforme a proposta da atividade pode ser solicitado somente um ou outro item.

Para enviar os dados acrescentados neste item, clique no botão Gravar e Mostrar, que o remeterá para visualizar a referência incluída. Se você desejar enviar uma referência e logo acrescentar outra, clique no botão Gravar e Acrescentar Outro.

  • Visualizando item único - acrescentando comentário

Ao visualizar um só item da página, logo abaixo dos dados da referência apresentada, você visualiza um link chamado Acrescentar comentário.

Assim, na página seguinte, você visualizará os dados de referência e abaixo um campo editável para escrever, chamado Comentário. Feito isso, para submeter o seu comentário, clique em Salvar comentário. Após a submissão do seu comentário, você irá perceber que o mesmo ficará logo abaixo do item.

Diferente das mensagens postadas nos fóruns de discussão do curso, você não tem a possibilidade de responder a um comentário, somente acrescentar comentários.

  • Visualizando os itens e acrescentando comentários

Na aba Ver lista, você visualiza todos os dados acrescentados a bancos de dados. Você tem a possibilidade de alterar a forma como os itens serão apresentados no banco de dados, tais como:

  • Itens por página: você define quantos itens serão visualizados por página;
  • Buscar: neste campo você pode filtrar alguns dados que estão na base de dados;
  • Ordenar por: neste campo você pode determinar por qual dado será inicialmente apresentado e se será por ordem crescente ou decrescente.

Após definir estes itens, clique no botão Gravar Configuração.

  • Buscando Dados
Na aba Busca, você pode filtrar alguns dados presentes na base de dados através dos campos, conforme o exemplo na imagem abaixo. Você não precisa preencher todos os campos para buscar um material, preenchendo apenas um campo, automaticamente ocorre um filtro daquela informação.



  • Questionário

Questionário, Quiz ou Teste são as três denominações mais utilizadas nas disciplinas para esta atividade do CeSeM Digital chamada Questionário, que consiste em avaliar o aluno de uma forma rápida e através de questões como, por exemplo, múltipla escolha, V ou F, entre outras.

Para acessar ao Questionário, basta clicar sobre o link indicado para a tarefa na área de trabalho da disciplina e, logo após, no botão Tentar responder questionário agora, conforme a figura.

  • Visualizando o Questionário

Ao clicar no botão Tentar responder o questionário agora, será apresentada a relação de questões a serem respondidas. Alguns questionários apresentam um cronômetro, delimitando um período específico para a realização da atividade, outras não. Tudo dependerá da proposta da disciplina e do respectivo professor.

Leia com atenção a todas as questões, marque uma ou mais alternativas que considerar correta(s) ou mais adequada(s), conforme a orientação da atividade.

Após responder todas as questões, clique no botão Próximo para submeter o teste para avaliação.

  • Enviando o Questionário para avaliação

Clicando no botão Finalizar tentativa, seu teste será salvo, e será encaminhado para correção, não podendo ser modificado por você posteriormente, a menos que seja configurado múltiplas tentativas na atividade questionário.




  • Glossário

A atividade Glossário é muito utilizada nas disciplinas como glossário colaborativo, no qual os alunos podem inserir novos termos, compartilhando conhecimento com a turma e com o professor.

Para que você possa acrescentar e visualizar termos inseridos no glossário colaborativo, clique sobre a atividade na área de trabalho da disciplina.

Para inserir um noto item ao glossário, clique sobre o botão indicado, Inserir noto item.

  • Acrescentando termos

Para acrescentar um termo no glossário, você deverá clicar no botão Inserir novo item, como foi indicado na figura anterior. Na página seguinte, preencha os campos obrigatórios:

  • Conceito: indicar o termo a ser inserido no glossário;
  • Definição: indicar a definição do termo inserido, bem como a sua fonte;
  • Outras palavras que serão linkadas ao mesmo item: cada item do glossário pode ser associado a uma lista de palavras-chave (escrever cada palavra em uma nova linha, sem separar por vírgulas).

Finalizado esse procedimento, clique no botão Salvar Mudanças.

  • Visualizando o termo inserido

Após, você irá visualizar o seu termo inserido no glossário.

No canto inferior direito, você poderá excluir ou editar o termo no glossário.



  • Texto colaborativo - Wiki

Para realizar a atividade proposta com a ferramenta Wiki, clique sobre o link da atividade na área de trabalho da disciplina.

Você visualizará na página seguinte, conforme apresenta a figura, a descrição da atividade e logo abaixo 6 abas/réguas - Visualizar, Editar, Comentários, Histórico, Mapa e Arquivos.

  • Aba Visualizar

Ao clicar nesta aba você verificará o conteúdo da Wiki no seu formato atual na página, sem a opção de editá-la.

Atenção:

  1. Redija o texto diretamente na área de edição da Wiki, evitando copiar e colar de um editor de texto, pois essa ação pode ocasionar problemas na formatação do texto e na configuração da Wiki;
  2. Sempre que você acessar a aba de edição da Wiki, e realizar alguma alteração, para salvá-la, clique no botão SALVAR.
  • Aba Editar

Você poderá desenvolver um texto colaborativo, fazendo as alterações e inclusões no conteúdo da Wiki.

Ao final da página, há três botões, que possuem as seguintes finalidades:

  • Salvar: salva as alterações realizadas no documento;
  • Pré-visualizar: você visualiza, previamente, acima da caixa de texto, o conteúdo existente na Wiki;
  • Cancelar: se não deseja fazer alterações no documento, você pode cancelar o procedimento.
  • Aba Comentários

Permite que os usuários comentem a respeito do texto da Wiki através do link Adicionar comentário.

  • Aba Histórico

Nesta aba é possível obter um relatório das alterações realizadas pelos participantes do grupo na Wiki, contendo as seguintes informações:

  • Versão: mostra o número de versões do documento. Clicando nesse número, é possível Navegar na última versão do documento; Restaurar, no qual é possível visualizar determinada versão e recuperá-la (formato original) na página de edição ao clicar no link Restaurar esta versão;
  • Usuário: identifica o autor da versão;
  • Modificado: data em que determinada versão da Wiki foi alterada.
  • Aba Mapa

Oferece um Menu de mapas no qual são listadas as páginas criadas na Wiki através de links no texto principal, possibilitando a navegação entre elas. No menu pode-se escolher entre as formas de visualização abaixo:

  • Contribuições: Lista as páginas que o usuários editou na Wiki.
  • Links: lista os links criados no texto principal da Wiki.
  • Páginas orfãs: liga as páginas que não tem ligação com outras páginas da Wiki.
  • Índice das páginas: lista as páginas por ordem de ocorrência no texto.
  • Lista de páginas: lista as páginas por ordem alfabética.
  • Páginas atualizadas: lista as páginas da Wiki recentemente atualizadas.
  • Aba Arquivos

Os arquivos de imagem inseridos no texto da Wiki pelo professor e/ou alunos são visualizados nesta relação de arquivos e podem ser acessados por todos os usuários.




  • A Área do Aluno

Ao clicar neste link, você será redirecionado para a Área do aluno, onde poderá acessar diversos serviços, como: Portal do Aluno, Eventos Acadêmicos, Avaliação Institucional e outros.



  • A CITE e o NERD

A metodologia EAD vem conquistando cada vez mais reconhecimento no mercado. As aulas ministradas por professores especializados através da internet, são realizadas nas modalidades síncrona e assíncrona, o que permite ao aluno mais autonomia e flexibilidade de horários para estudar.

Utilizando um ambiente Digital com vários recursos didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, a modalidade a distância instiga ao aluno a buscar o conhecimento, proporcionando o desenvolvimento de importantes habilidades, como disciplina e gerenciamento do tempo.

A FaSeM dispõe da Coordenação de Inovação em Tecnologias Educacionais – CITE e do Núcleo de Educação em Recursos Digitais – NERD que oferecem todo o suporte técnico e pedagógico necessário e criam condições para que tecnologias educacionais sejam aplicadas efetivamente no processo de Ensino e Aprendizagem.

Você pode contactar a equipe NERD a qualquer momento através dos contatos abaixo:

cite@fasem.edu.br | digital@fasem.edu.br | nerd@fasem.edu.br

Estaremos à disposição para sanar quaisquer dúvidas técnicas que possam surgir durante a sua jornada aqui no CeSeM Digital!